sábado, 3 de abril de 2010

O Falso John Locke



O Falso John Locke
Também conhecido por aí como "(F)Locke", o Falso Locke é uma peça muito importante para compreender a mitologia da Ilha. A importância dele está no fato de que ele é o "Monstro" (a "fumaça negra" que fazia aparições esporádicas para os sobreviventes e outras pessoas na Ilha) e também, o "Homem de Preto", opositor à Jacob. E tudo, toda a história da Ilha, parece girar em torno disso: um choque de interesses entre Jacob e o Falso Locke, o otimismo e o ceticismo, respectivamente.

Esse choque de interesses ficou evidente no último episódio da quinta temporada, "The Incident",
onde, num diálogo entre os dois, o Homem de Preto mostra-se pessimista em relação à humanidade, ele não acredita que o homem possa se redimir em relação ao seus maus feitos, ao contrário de Jacob, que mostrou acreditar na bondade do homem, no progresso, trazendo pessoas à Ilha, para provar o contrário. Além dessa opinião pessimista, o Homem de Preto (hoje o (F)locke) explicita sua vontade ardorosa de matar Jacob, acabar com sua existência de uma vez por todas.

Fica implícito, para mim, que todas as 5 temporadas dançaram essa dança: um puxãozinho do Homem de Preto
daqui, um empurrãozinho de Jacob dalí, e todos os sobreviventes e os outros, enfim, todos que estavam na ilha, estavam sendo "fantoches" desses dois opostos, até que o plano do Homem de Preto dá certo, ele toma a forma física do ex-aleijado e ex-vivo, o utópico Locke, persuade Benjamin para matar Jacob e ponto final. Final? Não, de continuação. Ao que parece, Jacob já sabia desse plano do Flocke e, num primórdio-não-determinado, ele escolheu um número grande de pessoas para o substituir, e ao que parece, a maioria dessas pessoas morreu, sobrando só, em ordem, os números 4, 8, 15, 16, 23 e 42. Sim, os números da escotilha. E esses números representam os personagens protagonistas: Hugo, Jack e cia, menos a Kate, e, provável que também o Saiyd esteja fora do clube, já que agora ele está infectado.

Saindo da conjectura e voltando ao Flock, também foi mostrado que o Homem de Preto planeja sair da Ilha há muito tempo. Matar Jacob, obviamente fazia parte do seu plano de escapar da Ilha e "ganhar o mundo" (?) Essa metáfora foi mostrada por Jacob no episódio "Ab Aeterno", onde ele explica o que é a Ilha e qual a sua função, que é representada por uma rolha. Sim, a Ilha é uma "rolha", que impede que o "vinho" (Flocke, a Fumaça Negra, o Homem de Preto) saia dela. Se ele sair da Ilha, estamos fritos.

Agora, saindo um pouco da história e visitando o ator Terry O'Quinn, que partiu de um fraco Locke, chorão, otimista, mas chorão,
para interpretar um homem determinado, dono de si, "com um propósito". Deve ter sido um grande pulo na carreira profissional, e deve estar rendendo uma enorme satisfação pessoal para o ator. Não precisa ser um observador exímio para notar a diferença entre os Lockes. Parabéns pro cara e que o Flocke continue cada vez "pior", e cada vez mais distante do John das outras temporadas, deixando suas apariçoes mais interessantes e a história mais temperada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário